O estresse acelera o envelhecimento da pele?

O envelhecimento é uma consequência do tempo, assim no nosso organismo as células somáticas do corpo começam a morrer e a não serem renovadas. 

O envelhecer está ligado a fatores fisiológicos, como a perda de tecido fibroso, lentidão na renovação celular, também fatores genéticos, hormonais e estilo de vida.

E o que dizer do estresse, ele influencia a formação de rugas e envelhecimento da pele? É sobre isso que vamos falar nesse artigo, então continue a leitura e confira!

 

O Envelhecimento

 

O envelhecimento da pele acontece progressivamente e de duas formas diferentes:

 

Envelhecimento Intrínseco (cronológico): é determinado com o passar do tempo, principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como o estresse oxidativo. Acontece naturalmente, como linhas de expressão, ressecamento cutâneo, diminuição da espessura da pele, diminuição da produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. 

 

Envelhecimento Extrínseco (fatores ambientais): é determinado pelos fatores ambientais, como o fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol e hábitos como sedentarismo, fumar, consumir álcool, a poluição, estresse fisiológico e físico. Este é mais fácil de ser evitado e corrigido com tratamentos, usando vitamina C, antioxidantes e protetor solar. Além disso, o estresse emocional altera os hormônios e diminui as defesas do organismo, influenciando na saúde da pele.

 

A pele é o maior órgão do nosso corpo e como fica exposta, acaba revelando mais facilmente as alterações do organismo, como por exemplo as rugas e as manchas, que são sinais de envelhecimento.

Diante do estresse há alguns efeitos, que causam o aumento de radicais livres, os quais alteram a estrutura do colágeno, causando o envelhecimento.

Confira abaixo alguns efeitos que o estresse pode causar na pele e colaborar para seu envelhecimento.

 

Efeitos do Estresse na pele

 

O estresse e a ansiedade refletem negativamente no nosso organismo, prejudicando a saúde de forma geral, como o sistema imunológico, qualidade do sono, queda de cabelos, unhas enfraquecidas e de forma aparente na pele. Eles prejudicam as células da pele e sua renovação, pois encurtam os telômeros, que são como capas protetoras dos cromossomos, os quais têm a função de proteger e preservar o DNA e com isso acontece o envelhecimento precoce, o processo é acelerado e assim surgem rugas e manchas.

Com o estresse as glândulas suprarrenais produzem mais cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse” e isso a longo prazo causa maior inflamação da pele, além de reduzir a produção de colágeno, causando a flacidez, linhas de expressão e manchas na pele. Outro fator é que o estresse aumenta a produção de radicais livres, deixando a pele desidratada, sem brilho e flácida, pois eles atacam as células saudáveis da pele.

O estresse pode causar doenças ou piorar alguns fatores como:

  • Acne – a tensão ativa causa uma superprodução do hormônio cortisol que junto à adrenalina favorecem a inflamação da pele, estimulando a produção de sebo nas glândulas sebáceas e assim a acne. Em algumas pessoas ocorre o contrário, o ressecamento;

 

  • Olheiras – devido a insônia, surgem como efeito na pele, principalmente na área ao redor dos olhos, pois nota-se pálpebras inchadas, olheiras e aparentam mais rugas;

 

  • Psoríase – é uma doença inflamatória crônica em que ocorrem escamações e manchas secas, geralmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo e pode ser agravada principalmente por estresse;

 

  • Rosácea – uma doença inflamatória crônica, que tem como característica a vermelhidão da pele, pode ser desencadeada ou agravada pelo estresse; 

 

  • Urticária – uma irritação cutânea que pode ser crônica ou aguda e surgir de repente em qualquer região do corpo. O estresse não é a causa principal, mas pode piorar os sintomas;

 

  • Dermatite atópica- o estresse é um gatilho para crises desse processo inflamatório, que causa lesões avermelhadas na pele, coçam bastante e podem descamar;

 

  • Vitiligo – redução ou falta de pigmentação da pele, a melanina, em várias regiões do corpo. O estresse pode estimular o início da doença caso já tenha predisposição.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o estresse e a ansiedade vividos nesse tempo de pandemia tem sido causador de doenças ou responsável pela piora delas, como as psicodermatológicas, entre as principais estão a acne, aumento da oleosidade, eczema, alergias e agravamento em casos de Psoríase e Vitiligo.

Outro fator que acontece diante do estresse é, que as pessoas acabam ficando tensas e franzindo a testa, piorando as rugas que já existem, deixando-as mais profundas.


 

O que fazer para adiar o envelhecimento da pele

 

Lutar contra o tempo é impossível, mas prevenir e cuidar para que seus efeitos sejam minimizados é uma ótima e saudável alternativa.

Adotar hábitos saudáveis pode evitar o aparecimento precoce de rugas. Para adiar o envelhecimento e evitar ou diminuir seus efeitos e o estresse, que é um vilão causador e agravador de diversos problemas na saúde da pele, o indicado é:

* Evitar o tabagismo;

* Beber bastante água;

* Diminuir o consumo de gordura e açúcares;

* Ter uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes;

* Dormir bem;

* Praticar atividades físicas e meditação, que ajudam na redução do estresse;

* Usar protetor solar;

* Usar hidratantes;

* Evitar dormir com maquiagem;

* Sempre usar demaquilante;

* Manter uma rotina de Skincare;

* Lavar o rosto 2 vezes ao dia: de manhã e à noite.

 

Ou seja, uma questão importante é encontrar uma forma de saber lidar com estresse, encontrar sua causa e tentar saná-la para ajudar a sua saúde em geral, ter uma alimentação saudável, exercitar-se e claro fazer uso de cremes, soros, produtos enriquecidos com ácido hialurônico e vitaminas. 

 

Farmateria – Farmácia de Manipulação

 

Cuidados com a pele, produtos para tratamento de pele, anti-idade e beleza, medicamentos anti-estresse você encontra na Farmateria, que é a farmácia de manipulação em Penápolis! 

Desde 2017 produzimos medicamentos manipulados com qualidade, segurança e responsabilidade, além de oferecer um atendimento individualizado de primeira.

Na Farmateria você encontra: Sérum Anti-Aging Preenchedor , Creme Anti-Aging Preenchedor, Colágeno Verisol, Pill Food (complexo alimentar para a saúde dos cabelos, unhas e pele) e Serenzo, tudo para o cuidado que você e sua saúde merecem.

Aproveite as dicas do artigo de hoje, coloque-as em prática e, claro, conte com a ajuda da Farmateria para o sucesso da sua pele.

 

Gostou do artigo, compartilhe com os amigos e amigas que vão gostar de saber mais sobre o assunto, afinal cuidar da beleza também é cuidar da saúde!

Aproveite, siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades.

Facebook: farmateria.manipulacao

Instagram: @farmateria.manipulacao

 

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

ZEINA S. K. ALVARENGA EIRELI - CNPJ: 28.494.156/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Farmateria Penápolis
Em caso de dúvidas, chame a gente no whats!