Os segredos do Colágeno – o que é, como usar e benefícios



Os cuidados com a pele são sinônimos de saúde e beleza, afinal trata-se do nosso maior órgão, que desempenha a função de proteção diante de fatores externos, além de regulação da temperatura corporal, síntese de Vitamina D e funções sensoriais.

E quando se fala de pele, o colágeno é um item essencial para sua saúde, firmeza e beleza, que aliás vai além da pele. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, então continue a leitura e confira sobre sua importância, o que é, como usar e seus benefícios!

 

O que é o Colágeno?

 

O Colágeno é uma proteína muito importante do nosso organismo, composta por uma cadeia de aminoácidos, é produzida naturalmente e de rápida absorção, representando 30% das proteínas que temos no corpo.

Tem a função de manter as células firmes e unidas, contribuindo para a resistência, elasticidade e coesão dos tecidos, além do papel essencial na cicatrização e regeneração desses tecidos. Ou seja, é fundamental para a saúde da pele, cabelo, unhas, além da formação de tendões, ossos, cartilagens e ligamentos.

O Colágeno é uma proteína fibrosa, que contém cadeias peptídicas, compostas por: aminoácidos alanina, glicina, lisina, prolina, hidroxilisina e hidroxiprolina.

O Colágeno pode ser encontrado nos alimentos, em hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

  • Alimentos com Colágeno: carne, peixe, frango, ovos, gelatina, geleia de mocotó, queijo cottage, iogurte desnatado e derivados animais.

Além disso alimentos de origem vegetal, como espinafre, brócolis, beterraba, feijão, lentilha, grão de bico, aveia e soja. Também frutas cítricas, castanhas, que oferecem ácido ascórbico e aminoácidos são fundamentais, ajudando na formação e absorção do colágeno.

 

  • Variedade de produtos: suplementos com Colágeno tipo II, Hidrolisado – em pó ou cápsulas, geralmente utilizados para controle e prevenção de doenças.

Há também cremes hidratantes, que contam com tipos de colágeno em sua composição, proporcionando benefícios à pele, cabelos e unhas.

 

Qual sua importância e como usar?

 

Como dito acima, o colágeno é uma das proteínas mais importantes presentes no nosso organismo, pois é um dos itens essenciais nos tecidos, sistema esquelético e principalmente na pele, cartilagens, tendões, articulações e ossos, evitando inclusive o contato entre os ossos e assim o desgaste.

Outro fator é que o colágeno é imprescindível para uma pele mais bonita, firme e com menos rugas, linhas de expressão e flacidez, que aparecem com o tempo. Aliás a diferença entre a pele de uma pessoa de 20 e de 70 anos é a quantidade de colágeno, que vai diminuindo com o passar dos anos.

A sua importância vai além dos cuidados estéticos, pois é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo e a partir dos 25 anos a produção de colágeno começa a diminuir e essa carência passa a ser notada.

Portanto quando o nosso corpo não é capaz de produzir naturalmente a quantidade ideal de colágeno, temos a ajuda da suplementação.

Como usar suplementação de Colágeno*: A recomendação é de 2,5 gramas de Verisol ao dia, por no mínimo 8 semanas, dissolvido em 200 ml de água ou bebida de preferência, como suco, leite, iogurte e shakes. Ele deve ser dissolvido por completo e tomado em seguida. Também pode ser consumido junto com outros alimentos, como frutas picadas.

No caso de cápsulas é indicado tomar 2 cápsulas ao dia ou conforme orientação profissional.

Não existe contraindicação ou efeitos colaterais, mas o ideal é buscar orientação de um especialista, médico ou nutricionista antes de iniciar o uso, principalmente no caso de gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves.

*Já foi dito que à noite seria o melhor horário para o consumo, mas não há nada comprovado sobre melhor horário para consumir o Colágeno Hidrolisado Verisol. O ideal é focar em um horário que se encaixe melhor na sua rotina e criar esse hábito diário.

 

Os Principais tipos de Colágeno

 

Existem 28 tipos de Colágenos diferentes, mas os principais que se destacam são:

  • Colágeno Tipo I: esse é o tipo mais abundante no organismo e mais conhecido, apresenta forma de fibras grossas, presente na pele, tendões, ossos e dentes. É mais resistente a tensões diferentes.

 

  • Colágeno Tipo II: tipo encontrado principalmente nas cartilagens. É hidrofílico, funcionando como uma esponja, ou seja, oferece água quando pressionado e volta ao normal quando a pressão diminui.

Age como uma mola, suportando pesos e ainda assim gerando impulsos, como a articulação dos joelhos.

 

  • Colágeno Tipo III: esse tipo é encontrado em vasos sanguíneos de calibres mais grossos, como as artérias, também em musculaturas lisas, como útero, intestino, rins, baço e fígado.

As fibras desse tipo são elásticas, agindo como amortecedor natural, sustentando e protegendo os órgãos internos.

 

  • Colágeno Tipo IV: é formado por moléculas que não se associam em fibras, porém se prendem umas nas outras pelas extremidades, formando uma rede semelhante a uma tela de arame, agindo como um filtro e promovendo força e saúde à matriz das células. Também dá firmeza e reforça a estrutura e sustentação da pele.

 

O Colágeno Hidrolisado

 

O Colágeno Hidrolisado é a proteína do Colágeno que passa pelo procedimento de hidrólise térmica, o qual é realizado em alta temperatura. Assim o Colágeno é quebrado em partes menores, conhecidos como peptídeos, tornando a absorção mais fácil no organismo.

O Colágeno Hidrolisado Tipo I, é um dos mais conhecidos, é de origem animal e geralmente é feito a partir de ossos e cartilagem bovina. Ele é considerado um bioativo natural, em que 97% da sua composição é de proteínas facilmente absorvidas pelo organismo, pois é a mesma encontrada na nossa pele e ossos.

Ele é usado para estimular a produção de Colágeno no organismo, então contribui para a melhora do aspecto e textura da pele, também fortalecendo unhas, cabelos e articulações, além de ser recomendado para ajudar pessoas com casos de artrite e osteoporose, pois ajuda a aumentar a massa óssea e reduzir riscos de fratura.

 

  • Colágeno Hidrolisado Verisol: Possui a mesma composição do Colágeno Hidrolisado, porém há mais quebras em sua estrutura molecular, sendo bem menor e mais fácil de ser absorvido, pois passa por um segundo processo, o enzimático, que acontece mais essa quebra e faz o Verisol ser próprio para as estruturas da nossa pele. Ou seja, ele não é classificado como proteína, mas sim como molécula.

 Assim o Verisol é indicado para combater o envelhecimento da pele, buscando restabelecer a elasticidade, hidratação, firmeza e auxiliar na produção de colágenos.

 

Um ponto interessante e importante é que o Verisol associado à Vitaminas, como A, C, E, B5, ácido fólico, Biotina, Selênio e Zinco é ativado para alcançar todos os resultados pretendidos, potencializando seus efeitos no organismo.

 

Com essas características o Verisol consegue ser mais eficiente e é o único Colágeno com vários estudos científicos e ação comprovada de benefícios.

 

Benefícios do Colágeno Hidrolisado Verisol

 

  • Mais Firmeza, luminosidade, hidratação e elasticidade para a pele
  • Reduz Rugas e linhas de expressão
  • Contribui para regeneração celular da pele
  • Unhas mais fortes
  • Reduz a Celulite e a Flacidez
  • Cabelos mais fortes e hidratados

 

Farmateria – Farmácia de Manipulação

 

Cuidados com a pele, produtos para tratamento de pele, anti-idade e beleza, medicamentos antiestresse você encontra na Farmateria, que é a farmácia de manipulação em Penápolis e atendendo todo o Brasil através do site.

Desde 2017 produzimos medicamentos manipulados com qualidade, segurança e responsabilidade, além de oferecer um atendimento individualizado de primeira.

 

 E na Farmateria você encontra o Colágeno Verisol, o aliado perfeito para a saúde e beleza da sua pele. Afinal sua pele merece o melhor manipulado.

Aproveite e peça sem sair de casa, acessando nosso site.

 

Gostou do artigo, compartilhe com os amigos e amigas que vão gostar de saber mais sobre o assunto, afinal cuidar da beleza também é cuidar da saúde!

 

Aproveite, siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades.

Facebook: farmateria.manipulacao

Instagram: @farmateria.manipulacao

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

ZEINA S. K. ALVARENGA EIRELI - CNPJ: 28.494.156/0001-95 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Farmateria Penápolis
Em caso de dúvidas, chame a gente no whats!